PENSAMENTO DO DIA

"E onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer; há sempre o que ensinar; há sempre o que aprender."
( PAULO FREIRE)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO TRADICIONAL X EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Atualmente, é gigantesca a diferença entre a educação tradicional e a educação a distância. Com efeito, uma simples enumeração das principais características destes dois tipos de educação nos dão uma dimensão do abismo que está surgindo entre uma e outra. É o que comprova o quadro a seguir:

EDUCAÇÃO TRADICIONAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
a) Baseia-se, principalmente, no "magister dixit". O professor é a autoridade máxima dentro da sala de aula. Sua palavra é lei. Compete a ele fazer a avaliação do aluno. O resultado de suas avaliações é incontestável.
a) É centrada no aluno. Se este tem dúvidas, em relação à informação de uma fonte, pode reestudá-la a qualquer momento, e procurar esclarecê-la em outras fontes. Ele é o responsável diário pela sua auto-avaliação. Cabe ao centro emissor conferir, periodicamente, ou ao final do curso, a assimilação dos conhecimentos.
b) As comunicações são limitadas e de cima para baixo, com hierarquia e disciplina rígidas, do tipo piramidal e restritas, normalmente, à sala de aula. Todo o sistema de ensino é formal e excessivamente regulamentado, dando pouca margem para inovações.
b) As comunicações são ilimitadas e, principalmente, de forma lateral e intensiva, quebrando barreiras hierárquicas e fronteiras, permitindo que o ensino e a aprendizagem se desenvolvam sem maiores formalidades e utilizando a criatividade do próprio aluno.
c) Privilegia as preleções dos professores e se centra no ensino, que é responsabilidade dos professores, exigindo-se dos alunos pouca participação individual ou em grupo.
c) Tem como eixo a aprendizagem. Exige maior participação e estudo individual do aluno, em cujas mãos é colocada a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, permitindo grande interação, tanto na escola, como local, nacional e até internacional.
d) Utiliza pouco material didático (lousa, giz, alguns livros, cadernos, lápis, canetas e, só mais recentemente e extradordinariamente, o computador e alguns recursos audiovisuais como retroprojetores, projetores de slides e de filmes e televisões).
d) Utiliza equipamentos de última geração nas áreas de telecomunicações e informática, bem como as mais avançadas tecnologias de comunicação interativa, como as teleconferências etc.
e) Os alunos são obrigados a seguir o ritmo de ensino do professor, com aulas em horários pré-estabelecidos, nas quais a freqüência é obrigatória e o controle é feito por uma complexa, e normalmente autoritária, burocracia.
e) O próprio aluno define o ritmo de sua aprendizagem, interagindo com computadores, na hora que melhor lhe convém, sem necessidade de aulas presenciais, ou segue o programa pela televisão, que o repete constantemente, e ainda tem material impresso para ler quando bem entender. Todo o aparato escolar burocrático pode ser dispensado.
f) Assenta-se na oralidade e na escrita, pouco utilizando os recursos audiovisuais, com aulas muitas vezes maçantes.
f) Baseia-se no uso e na interatividade de todos os mais avançados recursos de multimídia, tornando a aprendizagem excitante e divertida.
g) Exige armazenamento, na memória de cada aluno, de dados de uma infinidade de conhecimentos, que lhes são transmitidos nas aulas e em livros. Posteriormente, exige-se a comprovação da memorização em várias avaliações.
g) Valoriza mais o desenvolvimento do raciocínio lógico, a criatividade, o conhecimento de softwares e a agilidade no manuseio dos equipamentos, do que a memorização, uma vez que, bancos de dados com bilhões de informações, poderão ser acessados a qualquer momento.

O quadro acima, apesar de ressaltar aspectos negativos da educação tradicional, não quer dizer que ela não tenha aspectos altamente positivos, que foram tão úteis ao desenvolvimento da humanidade, em épocas passadas. Atualmente, ela ainda pode prestar grandes serviços à humanidade, mas depende, fundamentalmente, da competência e do esforço individual de abnegados professores e de mudanças que introduzam maior motivação para a aprendizagem.

Fonte: http://www.fe.unb.br/catedra/bibliovirtual/ead/educacao_a_distancia_texto_da_ldb.htm

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